Dentro dos estudos da Psicologia Positiva somos ensinados que podemos ter diversos propósitos, em cada área de nossa vida.
E O QUE É PROPÓSITO?
Propósito é o motivo pelo qual você faz algo. É quando você define o sentido daquilo que você deseja alcançar, é o que te motiva a fazer determinada coisa.
POR QUE TER UM PROPÓSITO?
Porque é ele que nos faz levantar e agir. Tendo consciência do que queremos, todas as nossas ações serão determinadas por este propósito. Nos sentiremos mais confiantes e focados. As pessoas sem propósito geralmente são insatisfeitas com a vida que tem e com elas mesmas.
EM QUE ÁREAS DA MINHA VIDA POSSO TER PROPÓSITOS?
Em todas as áreas. Vou citar alguns exemplos:
PROPÓSITO NO CASAMENTO
Quando duas pessoas casam, normalmente elas não se casam pensando em se separar mas sim em ficar juntas.
Mas, para que isso aconteça é preciso que este objetivo se transforme em algo prático, isto é, seja um propósito real em suas vidas. E então, todas as ações do casal serão direcionadas por este propósito.
Alguns casais definem que o seu propósito será “ser feliz”, então, planejam situações de felicidade, selecionam coisas que trazem alegria, descontração e sempre pensam em algo que lhes dê prazer pois seu objetivo como casados é alimentar os momentos felizes. Alguns até trocam a compra de um sofá por uma viagem para se divertir.
Outros, definem que jamais vão falar em separação quando houver uma discussão. Para garantir que manterão a união no casamento;
Ou ainda, que ficarão casados para sempre, como seus pais.
Desta forma, quando tem algum conflito logo fazem as pazes pois querem manter o propósito por eles definido.
PROPÓSITO NA PROFISSÃO
Quando conversei com uma professora do ensino infantil, ela comentou que o propósito dela sempre foi a alfabetização e que, por causa disso, faria de tudo, usaria toda a sua criatividade para que as crianças aprendessem a ler e escrever, isto é, fossem realmente alfabetizadas no tempo certo.
Em alguns casos, o propósito para a profissão escolhida pode ser o salário, status, etc.
PROPÓSITO EM TER FAMÍLIA
Por que uma pessoa deseja ter uma família?
No caso de uma escritora que foi entrevista sobre isso ela disse que o seu propósito era “ser mãe”. Para ela seria a realização de algo intrínseco à mulher, a maternidade.
Antigamente havia um outro propósito para a formação de uma família. Ela deveria ser numerosa para que os filhos trabalhassem e ajudassem nos plantios, colheitas, no sustento da família.
Como você pode ver, algo que às vezes parece tão obvio como a formação de uma família, pode ter propósitos diversos.
Em alguns casos, o propósito para a profissão escolhida pode ser o salário, status, etc.
PROPÓSITO EM GANHAR DINHEIRO
O sonho de algumas pessoas é o de ficar milionário, adquirir bens, para outros, conhecer o mundo, ajudar alguma causa.
Quando temos um propósito para a conquista do dinheiro, trabalhamos com mais alegria pois tem um sentido de realização.
PROPÓSITO NA SAÚDE FÍSICA
Hoje vemos que muitas pessoas querem emagrecer. Seu propósito pode ser o de melhorar a saúde para preservar seu coração, para não se sentir limitada em seus movimentos ou ainda por querer ter um corpo forte e “sarado”.
PROPÓSITO NA VIDA ESPIRITUAL
Aqui obtemos várias possibilidades também, como, a proximidade com Deus, evolução espiritual, trabalho em algum ministério, evangelização e outros. Quando definimos nossos propósitos, o porquê fazemos o que fazemos, conseguimos perceber que tudo isso é o que nos leva para a satisfação pessoal e felicidade.
Diferentemente da missão, que é nosso papel no mundo, e que normalmente é quando ajudamos alguém a transformar a sua vida, o propósito é o porquê fazemos isso.
Agora, reserve alguns minutos e pergunte-se por que você faz o que faz, em cada área.
Talvez a partir disso você possa identificar com mais clareza os motivos que te levam às tuas escolhas. E com seus propósitos definidos possa ter uma vida mais feliz e saudável.
Fez sentido pra você? Te convido a acompanhar o meu instagram @vera.adib, curtir e comentar as postagens para ver mais reflexões 🙂
Te vejo lá!